O naufrágio do iate Mar Sem Fim



Quando de sua chegada à Antártida, em março de 2012, o iate Mar Sem Fim, pertencente ao jornalista João Lara Mesquita, apresentou problemas mecânicos nas imediações da ilha Decepção. Em razão disso, rumou para a baía Maxwell da ilha Rei Jorge, onde recebeu auxílio dos mergulhadores da estação argentina Carlini, na enseada Potter. Sem poder cruzar a passagem de Drake de volta por causa das condições meteorológicas que se deterioravam, o barco buscou proteção na enseada Ardley, a alguns quilômetros de distância, onde ficam as bases Frei, do Chile, e Bellingshausen, da Rússia. Lá o tempo rapidamente piorou. Em 7 de abril de 2012, a embarcação se viu cercada pelo gelo à deriva trazido pelos fortes ventos e terminou por soçobrar diante da pressão em volta do casco, em frente à estação chilena. O inverno polar estava por começar e já não existia possibilidade de resgate naquela temporada.







Em função do incêndio que destruiu a base brasileira, a MB manteve apenas quatro membros no continente antártico durante o inverno de 2012. Eles monitoraram a situação do naufrágio junto com o pessoal da base Frei, onde estavam instalados.

O Navio de SocorroSubmarino Felinto Perry (K11), da MB, e as bases Bellingshausen, Frei e Grande Muralha (China) apoiaram a operação de resgate, providenciada pelo proprietário. Mergulhadores adaptaram bóias infláveis no casco do iate e a reflutuação foi efetuada em 31 de janeiro de 2013. Depois, o barco foi encalhado na praia, onde ocorreu a retirada da água de seu interior. O barco tinha cerca de 8.000 litros de combustível (diesel) em seus tanques e houve pequeno derramamento depois de seu colapso, sem dano ambiental significativo. O casco estava em boas condições, o que permitiu que o barco fosse rebocado até o Chile por uma empresa contratada. A travessia da passagem de Drake ocorreu sem problemas e no dia 25 de fevereiro o Mar Sem Fim foi atracado em Punta Arenas, sendo mais tarde desmontado e reciclado (https://marsemfim.com.br/expedicoes/resgate-mar-sem-fim/ e https://marsemfim.com.br/expedicoes/viagem-naufragio/). Aqui, um documentário realizado pelo proprietário do iate mostra em detalhes a operação de resgate.






Comentários

Postagens mais visitadas