Navio Polar Almirante Maximiano (H 41)



O Navio Polar (NPo) Almirante Maximiano (H 41) foi lançado ao mar pelo estaleiro norte-americano Todd Pacific, em 1974. No entanto, também é indicado como construído em 1988, porque nesse ano o estaleiro norueguês Aukra executou uma reforma de tal monta, que da estrutura original só foi mantida a quilha. Ao longo dos anos, foi chamado de Ocean Empress e de outros cinco nomes antes disso, até ser incorporado pela Marinha do Brasil em 2009. 

Após ser adquirido, passou por extensa reforma no estaleiro Bredo (Bremerhavener Dock GmbH, da Alemanha): teve acomodações ampliadas (capacidade para até 113 pessoas, entre tripulação e passageiros), ganhou convoo e hangar climatizado para dois helicópteros, recebeu cinco laboratórios e foi equipado para pesquisas oceanográficas, meteorológicas e geológicas. Dois motores diesel de 12 cilindros Caterpillar 3612DI, cada um com potência de 4.260 hp, compõem seu sistema de propulsão. A embarcação desloca 5.450t, tem 93m de comprimento e seu casco é classificado pela Det Norske Veritas como ICE-C. 

O navio recebeu bow thrusters (propulsores de proa) e 1 sistema azimutal na popa. Está equipado com um sistema de posicionamento dinâmico que estabiliza o navio sem que seja necessário fundear, o que é fundamental para eventuais operações com ROV (remotely operated underwater vehicle, veículo submarino operado remotamente). Também possui ECDIS (Electronic Chart Display and Information System , sistema de cartas eletrônicas) e AIS (Automatic identification system, sistema de identificação e localização de embarcações). 

O H 41 participou da Operação Antártica XXVIII (2009-10) e de todas as expedições seguintes. Ele é o principal meio hidro-oceanográfico brasileiro para o oceano Austral, também provendo suporte logístico às expedições antárticas, junto com o NApOc Ary Rongel.


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