Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H 44)


Construída pelo estaleiro norueguês George Eides Sonner, a embarcação foi inicialmente batizada como "Polar Queen" e entrou em serviço em 1981, sendo utilizada para apoio logístico. Desloca 3.600t, tem 75m de comprimento e casco certificado pelo bureau Det Norske Veritas como ICE-1A1 (adequado para navegar em campos de gelo fragmentado). Pode carregar dois helicópteros.

Incorporado pela Marinha do Brasil (MB) em 1994, o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel (H 44) participou da Operação Antártica XIII (1994-95) e de todas as expedições seguintes. O H 44 também atua na coleta de dados hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos, mas sua função é precipuamente logística. As funções de navio de pesquisa são exercidas pelo NPo Almirante Maximiano.

Desde a OPERANTAR XXV (2005-06), a capacidade de carga nos navios brasileiros deixou de constituir-se em limitação para o abastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz. Nesse ano, a logística antártica brasileira começou a servir-se de navios mercantes para enviar suas cargas, que aguardam em Punta Arenas até serem distribuídas na base da ilha Rei Jorge (https://www.marinha.mil.br/secirm/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/brasil_na_antartica.pdf, p. 163).

Durante a Exponaval 2018, realizada no mês de dezembro, no Chile, a Marinha do Brasil anunciou que estudava substituir o NApOc Ary Rongel por um “Navio de Apoio Antártico”, cujos requisitos seriam definidos em breve. A MB já disporia da verba para desenvolver o navio, que teria casco reforçado mas não seria um quebra-gelos. Caso a operação se concretize, será o primeiro navio construído sob encomenda para o Programa Antártico Brasileiro. Todos os sete navios utilizados pela MB na Antártida até então foram comprados de segunda mão: http://www.defesaaereanaval.com.br/exponaval-2018-marinha-do-brasil-estuda-o-substituto-do-napoc-ary-rongel/.













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